‘Jornada da Fé’ antecede Festa de São Benedito

Diversas atividades antecedem programação oficial, como “tchá cô bolo” e jantares

A história do santo, que nasceu, viveu e morreu na Itália, ultrapassou fronteiras e chegou a Cuiabá

Um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Mato Grosso, a Festa de São Benedito 2019 ocorre entre os dias 2 e 7 de julho, em Cuiabá, e a expectativa dos organizadores é reunir cerca de 40 mil pessoas. Negro, filho de escravos e extremamente sábio, São Benedito tem como principais características a humildade ímpar e a compaixão pelo próximo, qualidades que fazem dele um dos santos mais inspiradores do catolicismo.

O coordenador geral da festa deste ano, Joaquim Curvo, destaca que a admiração pela história do santo, que provavelmente nasceu, viveu e morreu na Itália, ultrapassou fronteiras e chegou a Cuiabá. “E assim o culto a São Benedito foi criando raízes de fé e religiosidade na cultura do povo cuiabano”, destaca.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 40 mil pessoas

Ele ressalta que atividades vêm sendo realizadas em preparação à semana oficial que marca a festividade. “Nos meses que antecedem a celebração, ocorre a Jornada da Fé, com diversas iniciativas sendo consolidadas já no mês de maio, como as bandeiras que percorrem os bairros e prédios comerciais da capital”.

Além disso, todas as terças-feiras, após a missa matinal, que começa às 5h, é servido o tradicional “tchá cô bolo”. E depois da celebração da noite, às 20h, tem jantar. Nesta ocasião, o cardápio traz a famosa ‘Maria Isabel’ com tutu de feijão e farofa de banana. O dinheiro arrecadado é revertido para a produção do evento. Vale ressaltar que toda a festa é realizada com apoio de doadores e patrocinadores.

Já no dia 14 de junho haverá o baile de abertura da Festa, a partir das 21h, no Alphaville Buffet. Jantar e bebidas estão incluídos no evento que terá como atração a Banda Megaron.

Programação

Como sempre, valorizando a arquitetura e história da região onde a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito está localizada, na Praça do Rosário, ocorrem as tradicionais atividades litúrgicas. Fiéis se reúnem diariamente em devoção a São Benedito.

No dia 2 de julho tem início a celebração ao santo com Levantamento do Mastro, às 5h

No dia 2 de julho, uma terça-feira, tem início a celebração ao santo, com Levantamento do Mastro, às 5h. Depois, no dia 4 de julho, a programação começa às 5h, com missa campal, seguida de “tchá cô bolo”. A mesma atividade será realizada também nos dias 5, 6 e 7 de julho. Neste último dia, um domingo, ocorre também a tradicional procissão que costuma reunir milhares de fiéis nas ruas do entorno da igreja.

Dadas as atuais condições econômicas e visando, assim, redução de custos de realização do evento, além de garantir mais comodidade e segurança aos fiéis, a festa que ocorre no período noturno, entre os dias 4 e 6 de julho, será realizada no Centro de Eventos do Pantanal.

O local conta com estacionamento gratuito e a estrutura vai permitir que a cozinha de São Benedito siga com a produção a todo vapor para receber os devotos de São Benedito. É que por uma determinação do Corpo de Bombeiros, ela só pode funcionar até às 18h, por questões de segurança. Isso quer dizer que no novo espaço da festa o público terá à sua disposição comida quentinha o tempo todo.

Atrações artísticas

É o Centro de Eventos do Pantanal que vai acolher, também, as atrações culturais com apresentação de artistas da música e folclore. A programação completa será divulgada em breve.

De acordo com o coordenador geral, a transferência das atrações artísticas para o Centro de Eventos foi definida, especialmente, por conta do impasse da limitação de recursos.

“É que deste modo conseguimos reduzir gastos exorbitantes com fechamento das ruas adjacentes à igreja, estrutura de palco e som – que dada a amplitude exige maior potência e consequentemente e ainda, banheiros químicos e stands. O valor fica muito acima das nossas possibilidades. E além de tudo, conseguimos garantir segurança e conforto aos devotos”.

Segundo Joaquim, não são raros furtos de carros no entorno da festa. “Vale ressaltar, o DNA da festa, que é o que temos de mais tradicional, são as atividades litúrgicas e estas seguem sendo realizadas no mesmo local. Como é sabido, nossa tradição é mantida com a solidariedade de festeiros e patrocinadores que colaboram conosco para realizar essa festa. Esta foi a única saída para que conseguíssemos conciliar nossas condições atuais com a demanda do público”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here