Independência e cultura de Senegal são celebradas na Casa Cuiabana

Oumar Ndiaye apresenta show com música senegalesa; E o evento ainda conta com gastronomia, moda e danças tradicionais do país

Yassa (prato picante preparado com cebolas e frango marinado) é tradicional na culinária senegalesa

A comunidade senegalesa de Cuiabá comemora, neste sábado (06.04), os 59 anos de independência da República do Senegal. Para celebrar a data, o guitarrista, cantor e compositor Oumar Ndiaye vem pela primeira vez à capital mato-grossense para apresentar a música tradicional senegalesa. O show acontece às 18h, na Casa Cuiabana, e a entrada é gratuita.

Além da música, a gastronomia senegalesa também estará presente. Trata-se do Yassa (prato picante preparado com cebolas e frango marinado), um dos mais tradicionais do país africano. E a comida vem acompanhada pelo suco de Bissap (uma bela flor vermelha). O evento contará ainda com desfile de moda e danças tradicionais.

OUMAR NDIAYE

Com estilos, ritmos e gêneros variados, a música de Oumar Ndiaye mistura estilos africanos (wolof, sereer, rythms, mandika e mbalax) com soul, rock e latin jazz.  “Minhas canções falam sobre amor, esperança, direitos das mulheres e das crianças, além de críticas ao neocolonianismo. Quanto ao estilo, gosto de chamar de ‘African Feeling Soud’, define Ndiaye.

Oumar Ndiaye mistura estilos africanos (wolof, sereer, rythms, mandika e mbalax) com soul, rock e latin jazz

Com carreira internacional em destaque, Oumar Ndiaye já incursionou pela Europa, Estados Unidos e Canadá. Já lançou seis discos e em 2010 recebeu o prêmio “Syli d’argent – Música do Mundo”, organizado pelo popular festival Nortes na África.

REPÚBLICA DO SENEGAL

É um país localizado na África Ocidental, banhado pelo Oceano Atlântico. Apesar de já ter sido ocupado por grupos tribais convertidos ao islamismo e também por portugueses, a colonização do território que hoje corresponde ao Senegal ocorreu a partir do século 17 pela França.

O país, aliás, foi a única das colônias francesas a ter os seus cidadãos reconhecidos como cidadãos da França, fato que ocorreu logo após a Revolução Francesa em conjunto com a abolição da escravatura. Em 1960, o país, enfim, conseguiu a sua independência após a realização de lutas separatistas que ocorriam desde o século 19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here