A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou, neste domingo (28.04), dois livros inspirados em dois dos maiores sambistas brasileiros: “Conta Forte, Conta Alto” traz 28 contos criados a partir da releitura de canções de Martinho da Vila; já a obra “90 Anos de Malandragem” reúne 25 narrativas curtas escritas com base no repertório de Bezerra da Silva.
Bezerra da Silva e Martinho da Vila
Os contos foram produzidos nas oficinas de criação da Festa Literária das Periferias (FLUP), no Rio de Janeiro, entre 2017 e 2018. Autores estreantes, moradores das periferias, apresentaram a sua releitura das obras de Bezerra e Martinho, sob supervisão de bambas da literatura – alguns dos quais também escrevem para o livro. A inspiração foi o rico repertório dos sambistas para criar narrativas autênticas e originais a partir de cenários, frases ou personagens sugeridos nas canções.
Desde que a FLUP começou a revelar talentos, a paisagem literária brasileira tem sido frequentemente transformada por novas formas de narrar, novos cenários e novas questões. Com a publicação de “Conta Forte, Conta Alto” e de “90 Anos de Malandragem”, a Funarte contribui para a difusão do trabalho dos jovens artistas e reforça a importância de dois nomes consagrados da música brasileira.
Por Jornal do Brasil