Coletânea reúne contos inspirados em canções de Martinho da Vila e Bezerra da Silva

Os contos foram produzidos por autores estreantes e moradores de periferias sob supervisão de “bambas” da literatura

Os contos foram produzidos nas oficinas de criação da Festa Literária das Periferias (FLUP)

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou, neste domingo (28.04), dois livros inspirados em dois dos maiores sambistas brasileiros: “Conta Forte, Conta Alto” traz 28 contos criados a partir da releitura de canções de Martinho da Vila; já a obra “90 Anos de Malandragem” reúne 25 narrativas curtas escritas com base no repertório de Bezerra da Silva.

Os contos foram produzidos nas oficinas de criação da Festa Literária das Periferias (FLUP), no Rio de Janeiro, entre 2017 e 2018. Autores estreantes, moradores das periferias, apresentaram a sua releitura das obras de Bezerra e Martinho, sob supervisão de bambas da literatura – alguns dos quais também escrevem para o livro. A inspiração foi o rico repertório dos sambistas para criar narrativas autênticas e originais a partir de cenários, frases ou personagens sugeridos nas canções. 

Desde que a FLUP começou a revelar talentos, a paisagem literária brasileira tem sido frequentemente transformada por novas formas de narrar, novos cenários e novas questões. Com a publicação de “Conta Forte, Conta Alto” e de “90 Anos de Malandragem”, a Funarte contribui para a difusão do trabalho dos jovens artistas e reforça a importância de dois nomes consagrados da música brasileira.

Por Jornal do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here