Em uma iniciativa inédita em Mato Grosso, A Carlini & Caniato Editorial realiza o lançamento de um box especial com 10 livros de literatura contemporânea, que conta com o apoio do escritor Eduardo Mahon. O evento ocorre no próximo dia 10 de dezembro (segunda-feira), às 19h30, na Casa Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá.
Ao todo são 11 autores, com 10 obras e duas coleções – tudo em um box em comemoração aos 20 anos da editora cuiabana, mato-grossense, fundada por dois paulistas, Ramon Carlini e Elaine Caniato, com a ajuda de centenas de escritores.
Fazem parte da coletânea: O sexofonista, de Aclyse Mattos; Azul de fevereiro, de Eduardo Mahon; Duplex, de Fátima Sonoda & Lorenzo Falcão; Passado a limpo, de Icléia Rodrigues de Lima; Por imenso gosto, de Lucinda Nogueira Persona; Viver de Véspera, de Marília Beatriz; Poemas em torno do chão e Primeiros poemas, de Matheus Guménin Barreto; Cuiabanália, de Ronaldo de Arruda Castro; A musa corrupta, de Santiago Villela Marques; e Barroco branco, de Silva Freire.
De acordo com o editor Ramon Carlini, os títulos das Coleções, Carandá (prosa) e Olho D´água (poesia), compõem o box, concebido e organizado por ele e, a também editora, Elaine Caniato, juntamente com o escritor Eduardo Mahon, e abarcam textos de autores mato-grossenses.
“O objetivo é levar ao público leitor uma amostra consistente da produção contemporânea no Estado, valorizando sua riqueza estética e qualidade literária”, ressalta.
Para a professora de Literatura na Unemat (Cáceres), doutora em Teoria e História Literária e membro da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres-MT, Olga Maria Castrillon Mendes, as obras representam, basicamente, parte da produção literária brasileira contemporânea produzida em Mato Grosso, pelas quais o leitor encontrará alguns dos mais destacados escritores brasileiros, bem como jovens escritores que têm despontado nas artes e na Cultura do Estado.
“Todos veiculam expressivos textos que rompem as barreiras da obviedade e da linguagem, renovando estruturas e temas. As Coleções são um aperitivo literário que encontrará solo fértil nos mais diversos nichos escolares, desde que olhados com especial atenção pelos professores e disponibilizados pelas escolas”, declara a autora de diversos artigos sobre a Literatura Brasileira produzida em Mato Grosso.
Segundo os editores, a intenção é que os recursos adquiridos com as vendas sejam revertidos para as próximas edições de obras que enriquecerão ainda mais as coleções.
Neste primeiro momento os livros serão vendidos apenas em conjunto, no Box. São apenas 500 unidades. Posteriormente os livros serão reimpressos e vendidos separadamente de acordo com a demanda.
Serviço:
Lançamento do box especial – com 10 livros de literatura contemporânea
Data: 10 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h30
Endereço: Casa Barão de Melgaço – R. Barão de Melgaço, 3869 – Centro, Cuiabá