Professor da UFMT é autor de livro científico voltado ao público infantil

O livro “Girinos da Amazônia” faz parte da coleção “Girinos do Brasil” e visa divulgar informações científicas através de uma linguagem acessível

0
68

A obra “Girinos da Amazônia” tem como objetivo levar à comunidade infantil informações corretas e aprofundadas sobre animais da ordem “Anura”, como sapos e rãs, e apresentar a importância deles no ecossistema. O Professor do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, Domingos de Jesus Rodrigues é o coautor do livro que faz parte da coleção “Girinos do Brasil”, projeto que integra o Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade do Brasil (Sisbiota) e pode ser baixado gratuitamente pelo site https://ppbio.inpa.gov.br/sapoteca/girinos.

Divulgar e explicar para públicos variados o conhecimento científico é um dos desafios dos pesquisadores. De acordo com o professor Domingos Rodrigues, traduzir a linguagem científica para uma acessível à comunidade é essencial para compartilhar informações corretas.

“As crianças são mais sensíveis às causas ambientais. É importante que eles conheçam esses animais e a importância que eles têm na vida natural, afinal os girinos se alimentam de larvas de insetos, e com isso, ajudam no equilíbrio ecológico e, consequentemente, no controle de algumas doenças”, pontua.

A coleção Girinos do Brasil visa divulgar informações científicas através de uma linguagem acessível, bem como despertar o interesse pelos anfíbios. O professor ressalta que os livros apresentam dados que estavam, por muito tempo, restritos ao meio acadêmico e científico e, agora, com a disponibilização da coleção de forma gratuita, as escolas da rede pública, privada e a comunidade em geral podem ter acesso a este conhecimento. Além do download gratuito pela internet, exemplares impressos serão distribuídos para escolas e Universidades do país.

O livro foi escrito em parceria por Domingos Rodrigues (UFMT), Marcelo Menin (UFAM) e Flávia Pereira Lima (UFG)

Para o professor Domingos Rodrigues, é um momento importante para divulgar os resultados de estudos acadêmicos à população. É esperado que ainda este ano sejam publicados novos livros para o público em geral, sendo um deles sobre os anfíbios de Mato Grosso e outro sobre a Biodiversidade da Estação Ecológica Rio Ronuro.

Ao final do livro, há ainda uma parte interativa em que o público pode testar os conhecimentos adquiridos durante a leitura. A coleção é composta por seis volumes. O livro inicial “De girino a adulto: muita história para contar” descreve o início do projeto. Os outros estão destinados aos girinos catalogados em cinco dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Pantanal e Chaco, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

“Girinos da Amazônia” foi produzido pelo professor da UFMT juntamente com o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor Marcelo Menin, e da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Flávia Pereira Lima. (Com Assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here