Viradouro é a campeã do carnaval 2020

Ode à cultura popular baiana e poder feminino marcaram o desfile da escola, que contou a história das Ganhadeiras de Itapuã.

Raphael David/Riotur

Viradouro é a grande campeã do carnaval 2020 do Rio de Janeiro, após 23 anos de jejum.

O enredo “Viradouro de alma lavada” falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria.

“[Os carnavalescos] Marcos e Tarcísio corresponderam, conseguiram nos trazer o enredo, dentro de algumas opções. Quando a gente viu esse enredo, a gente se apaixonou, uma história representativa, uma história muito bonita, que nos honrou muito fazer. Tenho certeza que está em festa Itapoã, a Bahia está em festa,” disse o presidente da Viradouro, Marcelo Calil, que também chamou atenção para a renovação dentro da escola desde 2016.

O segundo título da Viradouro no Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro foi o primeiro dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon trabalhando juntos. Eles são casados há quatro anos e assumiram a escola substituindo Paulo Barros, que levou o vice-campeonato para a escola em 2019.

“Me lembro de quando era criança e o primeiro desfile que me apaixonei foi o de 97, com a Explosão do Universo. Poder estar na Viradouro junto com o meu companheiro e trazer o título para Niterói é um sonho realizado. Eu ainda nem estou acreditando, mas estou muito feliz e de alma lavada como diz o enredo”, disse Tarcísio Zanon ao lado do marido Marcus.

A Viradouro contou com apoio de R$ 2,5 milhões da Prefeitura de Niterói. Em nota, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, comemorou o título e disse que o investimento nas agremiações da cidade gera emprego, renda e movimenta a economia.

Musa da escola, Lore Improta cancelou seu voo de volta para a Bahia para curtir a vitória na quadra junto ao público.

“Eu ia voltar para a Bahia hoje, mas tive que cancelar o voo. Fiz questão de ficar e vim pra cá. Era o mínimo que eu podia fazer por essa comunidade que me abraçou, eu tenho que retribuir. A causa é nobre, somos campeões”, disse.

Musa Lore Improta na quadra da Viradouro — Foto: Matheus Rodrigues

As escolas de samba União da Ilha do Governador Estácio de Sá foram rebaixadas para a Série A no carnaval 2020 do Rio de Janeiro. A União da Ilha ficou em último lugar, com 264,2 pontos. Já a Estácio terminou na penúltima posição, com 264,7 pontos. A apuração que definiu os rebaixamentos ocorreu na tarde desta quarta-feira (26) no Praça da Apoteose, na região central do Rio.

A campeã do carnaval 2020 do Rio foi a Viradouro, com 269,6 pontos. Este foi o segundo título da escola, que já havia sido campeã do Grupo Especial do Rio em 1997.

A União da Ilha teve problemas por causa de um carro alegórico que emperrou antes de entrar na avenida e terminou o desfile com atraso.

A escola foi a penúltima escola a desfilar no domingo passado, das 2h30 às 3h20. O enredo foi “Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada: Salve-se quem puder!”.

Ao desfilar, a escola de samba fez uma série de questionamentos sobre as promessas feitas por políticos, autoridades e poderosos para resolver problemas sociais, de saúde, emprego, educação e moradia, por exemplo, mas que nunca são colocados em prática. A escola tentou mostrar o desalento de quem vive em comunidade, mas que apesar das dificuldades revela talentos e desenvolvimento.

Já a Estácio foi a primeira a desfilar no domingo, com um enredo sobre a “pedra”, a beleza sólida do material que é a base do planeta Terra.

A escola de sambra lembrou que as rochas cruzaram os caminhos trilhados por nossos ancestrais: da exploração das pedras preciosas das Minas Gerais, passando pelas pedras citadas na literatura, à lasca de pedra mais famosa do mundo, coletada da lua pelos astronautas da Apollo 11.

A Estácio foi a campeã da Série A em 2019, o que possibilitou que ela entrasse no Grupo Especial do carnaval 2020.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here