Blues invade Chapada dos Guimarães no próximo sábado

Blues invade Chapada dos Guimarães no próximo sábado

Da Redação

Fotos divulgação

Serão 16 horas de apresentações do estilo musical reconhecido por ser extremamente passional e falar sobre as emoções de maneira profunda

Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá) recebe no próximo sábado (10.11) a 3ª edição do Geodésica in Blues Festival, um evento pensado para as pessoas apreciarem e curtirem o que o blues – estilo musical reconhecido por ser extremamente passional e falar sobre as emoções de maneira profunda – tem a oferecer. As apresentações, que ocorrem a partir das 8h, na Praça Dom Wunibaldo, contam com atrações locais, regionais e nacionais, e entrada gratuita.

Entre os convidados está um dos grandes nomes do blues na América do Sul, Décio Caetano (PR), Décio Caetano, que vem com o blues de Chicago em suas veias e o status de referência de guitarra blues na América do Sul.

Uma carreira de 30 anos, 12 álbuns, dois DVD’s, passagem por 17 países e shows com mais de 80 nomes do blues internacional. Recém contratado pela Sony Records, passa em Chapada dos Guimarães nas prévias de embarcar para a Turnê 2019 pela Europa e EUA.

Também marca presença João Fortes, cuiabano que cresceu no Paraná e fez a proeza de se mandar para os EUA em 2014, a meca do Blues. Lá teve a honra de conhecer o astro Buddy Guy e dividir palco com vários artistas de blues como: Li’l Ed, Claudette Miller, Omar Coleman, e outros. Foi o último gaitista a tocar com James Wheeler no tradicional Rosa’s Lounge, antes de sua morte naquele ano.

Aqui no Brasil, realizou grandes shows com fortes nomes do blues mundial, tocou ao lado de: Lurrie Bell, Jimmy Burns, Bob Stroger, J.J. Jackson, Anika Chambers, J.C. Smith, Sherman Lee Dixon. Ao lado do amigo Décio Caetano, promete um show forte e expressivo, mostrando tudo o que sua harmônica é capaz de provocar em cima do palco.

Somando ainda para enriquecer o festival, os nomes do blues local que já são conhecidosAllan Regis & Mississipi Jr.Fidel Fiori & Blend Blues Trio, Stone Flower Blues, e a grande revelação do blues cuiabano SilverGuy.

Homenagem

Nesta edição, os organizadores também homenageiam uma grande personalidade do blues nacional: Renato Fernandes. Músico, compositor e cantor, referência e destaque por sua característica peculiar nas interpretações, vivendo o blues além da música, em toda a sua essência e com toda a sua verdade.

Fernandes é referência para uma geração que construiu o caminho para muitos outros durante a sua história. Grande personalidade, poeta, letrista impecável, falando do cotidiano com certa tranquilidade, sarcasmo e escracho, conquistou inúmeros fãs por onde passou. Recebeu um documentário com o título “Ele é o Blues!”. Ele morreu aos 53 anos de idade e deixou de herança toda a obra e reconhecimento da banda Bêbados Habilidosos, que continua na ativa.

Histórico

Geodésica in Blues Festival 3ª Edição é uma semente que foi plantada no Sítio Monjolinho, localizado no Vale da Bênção, município de Chapada dos Guimarães, centro geodésico da América do Sul.

Batizado com o homônimo da cachaça artesanal, orgânica, produzida na propriedade, o festival surgiu durante uma conversa entusiasmada sobre blues, eventos e amigos. Inicialmente em pequena escala, para poucos apreciadores, começa a ser produzido ali um evento de blues, porém intimista.

O evento então começa a sair além das porteiras do sítio, e oferece uma versão um pouco maior. Na segunda edição o guitarrista Fábio Brum, já reconhecido no cenário do blues do centro-oeste e atuando em São Paulo com grandes nomes do blues, aceita o convite, vem até a Chapada, faz um show ao lado de outras atrações locais (Brand Blues e Alligators Blues Band).

A 3ª edição já vem em uma versão totalmente aberta ao público, para que mais pessoas, cada vez mais possam apreciar e saborear o que o blues tem para oferecer em emoção e qualidade musical.

A realização está a cargo de três amigos. Marcos Sguarezi, um entusiasta do blues e criador da Cachaça Geodésica. Foi lá no sítio dele que tudo começou.

Xisto Bueno, que é o diretor artístico. Grande apaixonado por jazz, blues e rock’n roll. Criador e apresentador do programa Sala de Rock, antes na TV Assembleia e agora na Rádio Assembleia FM.

A curadoria e produção está a cargo de Luiz Brizuela. É ele que tem a responsabilidade de escalar o LineUP, providenciar a estrutura física, divulgação, organização e tudo o que precisar para um evento de blues, com tudo o que tem direito.

Serviço:

3ª edição do Geodésica in Blues Festival

Data: 10 de novembro (sábado)

Horário: A partir das 8h

Local: Praça Dom Wunibaldo – Chapada dos Guimarães

Entrada franca

Mais informações: https://geodesicainblues.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here