Historiador doa réplicas de equipamentos antigos para ‘exposição tricentenária’ do Misc

Dentre outros itens, Aníbal de Alencastro doou ao museu uma réplica da primeira câmera de vídeo usada para registrar a expedição de Rondon

0
78
Misc

Enquanto prepara uma exposição especial em homenagem ao tricentenário da capital, o Museu de Som e Imagem de Cuiabá (Misc) foi presenteado com importantes reforços para compor o seu já rico acervo. Trata-se de réplicas de equipamentos antigos doados pelo historiador Aníbal de Alencastro, que também é o responsável por construí-las manualmente.

Aníbal doou ao museu, por exemplo, uma réplica da primeira câmera de vídeo usada em Mato Grosso, utilizada pela equipe de Marechal Rondon durante a implantação de linhas teleféricas no Estado, além de um aparelho de código morse, que o historiador herdou do pai, um ex-funcionário dos correios. Também foram doados o primeiro parlógrafo de Mato Grosso, datado de 1870, e um aparelho amplificador de fotografia.

A réplica da câmera de vídeo que acompanhou a expedição de Rondon é datada de 1907 e veio diretamente da Europa. Através de um modelo idêntico, foram registrados momentos como a aproximação com os índios bororós, Inhambiquaras e Parecis. Outro exemplar semelhante só chegou ao Estado em 1910, com a inauguração do primeiro cinema.

Aníbal explica que “fazer essas réplicas e selecionar o acervo é uma diversão pra mim. Se essas coisas estivessem paradas na minha casa, estariam estragando, sem utilidade nenhuma. Por isso, faço questão de doá-las. O Misc é nosso”, pontua.

O historiador Aníbal Alencastro

De acordo com o diretor do Misc, Cristóvão Gonçalves, a exposição comemorativa aos 300 anos irá reunir um belo acervo histórico e informativo. Segundo ele, “as pessoas, principalmente os mais jovens, vão poder conhecer a linha do tempo da cidade verde, desde seus primórdios até a atualidade, por meio de peças, equipamento e fotografias”.

Cristóvão Gonçalves, diretor do Misc

A exposição também contará, por meio de fotografias, a história do futebol cuiabano, além de outros temas que estão sendo debatidos pela equipe, como o Carnaval.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here