A lua desta terça-feira (19.02) será a maior e mais brilhante que você verá esse ano. Isso porque se trata de uma “superlua”, algo que pode voltar a ocorrer com essas dimensões somente em 2026. O fenômeno com o satélite natural da terra poderá ser observado de qualquer região do Brasil. Em Cuiabá, a lua deve nascer aproximadamente 18h30 e a previsão do tempo aponta um céu parcialmente nublado.
Este fenômeno ocorre quando a lua está cheia e em seu “perigeu”, ou seja, o ponto mais próximo da terra. O satélite atingiu essa posição às 5h07 (Horário de Cuiabá), mas a Lua só estará completamente cheia a partir das 11h53. No entanto, só será possível avistar realmente a Lua no Brasil com o pôr do sol.
De acordo com o jornal Metro Reino Unido, a superlua tende a aparecer 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.
Nesta terça, a lua está a uma distância de aproximadamente 340 mil quilômetros da Terra, ou seja, 27,4 mil quilômetros mais próxima do nosso planeta.
SUPERLUA
“Superlua” não é um termo oficial da astronomia, que se refere a este fenômeno como “lua cheia perigeana”.
O nome “superlua” foi criado em 1979 pelo astrólogo americano Richard Noole para designar “uma Lua nova ou cheia que ocorre quando a Lua chega ou está próxima (pelo menos 90%) de sua maior proximidade da Terra”.
No entanto, o termo se popularizou como uma referência a quando a Lua está cheia nesta posição.