A Prefeitura de Cuiabá destinou mais de R$ 2 milhões para o desenvolvimento cultural na Capital. Este recurso, proveniente da Fonte 100, será aplicado ao longo do ano de 2019, como consta na Lei Orçamentária Anual (LOA), e distribuído em ações de 51 projetos já selecionados, com lista publicada no Diário de Contas (veja em anexo) desta sexta-feira (8).
Dos 151 projetos inscritos, 51 foram selecionados, em oito segmentos: Audiovisual, Patrimônio, Cultura popular, Folclore e Artesanato, Artes cênicas, Música, Artes visuais e Literatura.
“Levamos em consideração, durante as escolhas, critérios como: alcance social, se a proposta é algo que pode ser desenvolvida nas comunidades, descentralizando as ações e que atendesse a valorização da Cuiabá dos 300 anos”, salienta Francisco Vuolo, secretário de Cultura, Esporte e Turismo.
O secretário lembra que todo o processo de seleção foi realizado pelo o Conselho Municipal de Cultura e aberto à classe artística e toda sociedade. “O que trouxe mais transparência ao processo”.
Outro ponto importante ressaltado pelo gestor é que as ações serão desenvolvidas nas quatro regiões da Capital, durante todo o ano de 2019, com acesso 100% gratuito à população. “O cidadão vai poder ter acesso às ações gratuitamente e com toda segurança e conforto para sua família”, acrescentou.
“Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas só o fato desse olhar mais sensível, de uma vontade imensa de fazer, de proporcionar melhores condições para o desenvolvimento desses projetos, é um grande avanço”, destaca Vuolo.
Recurso de contestação
Para aqueles que queiram entrar com recurso contestando algum ponto da seleção, a data limite é de até 13 de fevereiro (quarta-feira). O documento deve ser protocolado na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, localizada à rua Barão de Melgaço, nº 3.677, Centro, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.