Prestes a completar uma década, Orquestra Jovem de Nova Mutum abre temporada com 390 alunos

Orquestra Jovem de Nova Mutum

Por Túlio Paniago

Em maio, a Orquestra Jovem de Nova Mutum irá completar 10 anos existência. E esta nova temporada já se inicia a todo vapor. O Ponto de Cultura recebeu mais 90 novas inscrições e inicia as aulas em 2019 com 390 atendimentos de crianças e jovens do município localizado a 250 km ao norte de Cuiabá.

O pontapé inicial deste novo ciclo foi dado nesta segunda-feira (04.02), mas professores e funcionários ressaltam que, apesar da grande procura, ainda há vagas abertas para os seguintes cursos: Coral; Trompete; Clarinete; Viola Caipira; Flauta Doce (10 e 11 anos); Musicalização Percussão (8 e 9 anos).

Os interessados podem se inscrever na própria instituição, que fica na Avenida Mutum, 712 N, no Centro de Nova Mutum.

Alunos da Orquestra Jovem de Nova Mutum

Orquestra Jovem de Nova Mutum

Referência em todo o Estado de Mato Grosso como Ponto de Cultura, apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, a Orquestra Jovem de Nova Mutum acredita que o estímulo do desenvolvimento sensorial e intelectual através da música promove o desempenho pessoal e social dos indivíduos.

Por isso, oferece gratuitamente o ensino dos diversos instrumentos de orquestra sinfônica, além de viola caipira, flauta doce, musicalização e coral, sempre no contraturno escolar. Além disso, realiza concertos e apresentações para a comunidade com bastante frequência.

Cada aluno recebe todo o material didático com métodos, cadernos e partituras, bem como uniforme, instrumento musical e aulas regulares com professores formados em grandes instituições de ensino do Brasil e exterior, além de serem acompanhados por instrutores, que frequentam a Orquestra diariamente, com o compromisso de capacitar cada criança.

Cada aluno recebe duas aulas semanais, uma de teoria e outra de técnica instrumental. Participam ainda de dois ensaios semanais com a orquestra, além de ensaios de grupos

Os alunos são distribuídos nas oficinas de coro infantil, flauta doce, flauta transversal, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violino, viola sinfônica, violoncelo, contrabaixo, viola caipira e musicalização.

Pesquisa junto às famílias e escolas dos alunos atendidos pelo projeto verificou um impacto qualitativo com expressiva melhora no rendimento escolar, no envolvimento com as atividades propostas pela escola regular e no comportamento/socialização dentro da família e do ambiente escolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here