‘Shooting Day’ propõe troca de experiências e cliques entre fotógrafos de Cuiabá

Imagem Ilustrativa/Internet

Entusiastas da fotografia, seja já com alguma bagagem acumulada ou apenas dando os primeiros cliques, estão convidados a trocarem experiências durante um passeio fotográfico pela Orla do Porto. Batizado de “Shooting Day”, o evento se propõe a incentivar e fomentar o desenvolvimento da fotografia em Mato Grosso. O encontro acontece neste sábado (02.02), a partir das 15h30, dentro da réplica dos casarões antigos. A participação é gratuita dispensa inscrição, basta confirmar a presença no evento pelo facebook.

“Quanto mais pessoas aprendem as técnicas e a apurar o olhar, melhor será a fotografia, enquanto arte, em Mato Grosso”, explica Amaury Santos, coordenador do Fotos MT, coletivo fotográfico idealizador dos passeios, que também já tiveram como destino o pantanal de Poconé, o Centro Histórico de Cuiabá e viadutos tomados por intervenções artísticas.

Histórias através da imagem

A ideia é proporcionar trocas de experiências e contatos, tanto profissionais quanto afetivos, enfim, estabelecer laços. E cada um leva o que estiver ao seu alcance, seja câmera ou celular. Afinal de contas, a proposta é fotografar, ou melhor, contar histórias. “Fotografar é contar uma história através da imagem”, reflete Amaury.

E assim como toda boa história contada em palavras requer certas técnicas por parte do contador, sejam orais ou escritas, uma história através da fotografia parte deste mesmo pressuposto, daí a razão de uma pequena palestra que abordará conceitos básicos de fotografia antes de começar o passeio.

Imagem Ilustrativa/Internet

“Para se contar uma história através da imagem é preciso um certo conhecimento prévio, de algumas questões técnicas, como composição, iluminação, textura… E depois é usar a sensibilidade para saber compor a mensagem que você pretende transmitir”, pontua Amaury.

O passeio contará com fotógrafos profissionais que darão dicas e orientações sobre como utilizar ao máximos os recursos do seu equipamento e produzir boas fotografias, mas sempre numa relação que se propõe à troca. “Quem sabe mais ajuda quem tem menos conhecimento, porque muitas vezes quem não tem muito conhecimento técnico em fotografia tem muito conhecimento de outras coisas, tem experiências que viveu e isso contribui com o passeio fotográfico, pois não se trata apenas de cliques e sim de registros com história e com sentimentos”, conclui Amaury.

Imagem Ilustrativa/Internet

Os participantes ainda concorrerão a fotografias profissionais impressas oferecidas pela Sislab Foto Express, que é parceira do Fotos MT e apoia as diversas iniciativas desenvolvidas pelo coletivo.

Serviço

Local: Orla do Porto de Cuiabá (dentro da réplica dos casarões antigos)

Horário: 15h30

Link Evento Facebook: https://bit.ly/2CNtGK4

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here