Visão indígena sobre o cotidiano norteia exposição fotográfica na UFMT

O diferencial da exposição ‘Modos de Ver’ é que as fotografias foram registradas pelos próprios índios, sem a intervenção de terceiros, em seu espaço habitual

Imagem Ilustrativa

O Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus do Araguaia, recebe a exposição fotográfica “Modos de Ver”, com fotografias registradas pelos próprios índios Xavantes. A mostra, inaugurada nesta quarta-feira (08.05), ficará exposta até dia 17 deste mês. Nas terças, quintas e sextas-feiras, o horário de funcionamento é das 08h30 às 11h30 e das 13h às 17h.


A exposição integra uma série de atividades promovidas pela I Semana de Ciência e Tecnologia do Araguaia, cujo tema é “Ciência para Redução das Desigualdades”. Para a diretora do MuHNA, Márcia Pascotto, a exposição tem como principal diferencial o fato das fotografias serem registradas pelos próprios índios, em seu espaço habitual e sem a intervenção de terceiros. 


“Isso permite que o olhar deles sobre o mundo nos apresente como eles enxergam a realidade”. Segundo a diretora, o museu retrata a história e a cultura do Araguaia, portanto “nada mais justo do que trazer uma mostra sobre os primeiros habitantes da região”, completou.
Além da exposição, a partir do dia 13, os alunos de escolas de ensino fundamental e médio também poderão participar de rodas de conversa sobre esta temática com diversos convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here